(21) 2416-0909     (21) 99221-4519
De segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00

2. LENTES DE CONTATO DENTAL

As lentes de contato dental são pequenos fragmentos de porcelana ou cerâmica, de pouca espessura e com grande durabilidade, que são colados nos dentes individualmente para mudar seu formato e a cor. Servem para levar mais harmonia ao sorriso, propocionando o sorriso perfeito e aumentando a auto estima do paciente.

A técnica é indolor e possibilita um sorriso alinhado em apenas algumas horas a partir da sua aplicação. É um trabalho quase que artesanal.

 

COMO É FEITA A APLICAÇÃO?

A colocação das lentes é simples. Porém, antes de o dentista confeccionar a sua lente de contato dental, ele precisará avaliar a saúde de seus dentes. Estando tudo certo, faz-se um molde de seu sorriso. Depois dessa etapa, o dentista poderá planejar a coloração, o tamanho e o posicionamento que seus dentes terão. Se esses detalhes forem aprovados por você, as lentes serão produzidas e, por fim, aplicadas em uma única sessão.

VANTAGENS

  • Preservação da estrutura dentária natural
  • Restabelecimento da funcionalidade
  • Maior resistência às manchas
  • Sorriso harmonioso

 

ASPECTOS GERAIS

Tal cobertura com porcelana não prenine cáries. Portanto, qualquer negligência relacionada à higienização dentária, possibilita desencadear problemas do periodonto e traumas de cáries em regiões que não têm coberturas.

As lentes, ainda que tenham resistência posteriormente a cimentações, destacam maior fragilidade do que o dente em sua forma natural. Portanto, é necessário cuidar para não efetuar mordidas em alimentação dura, que podem causar fraturas da lente.

Tem uma média de 10 anos, a duração das lentes, porém existem situações em que tal tempo é muito maior. Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.

Depois da realização do procedimento, recomenda-se, portanto, a visita ao dentista a cada seis meses para que ele possa observar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Depois, o intervalo entre as idas ao consultório pode aumentar para um ano.

 

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.

Com o intuito de evitar possíveis complicações que possibilitem o agravamento de condições da saúde da boca, a utilização de lente de contato dental tem contraindicação se o paciente apresentar qualquer uma das condições problemáticas:

  • Dentes que apresentam trincas ou que estejam quebrados;
  • Algum canal que não teve o devido tratamento;
  • Manchas com acentuação;
  • Patologias de gengivas.
  • Tártaro;
  • Cáries;