(21) 2416-0909     (21) 99221-4519
De segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00

Terapia Neural

TERAPIA NEURAL

É um método de diagnosticar e tratar as doenças e dores causadas por distúrbios do sistema elétrico do corpo. Estes distúrbios elétricos são chamados de "campos de interferência" e podem ser encontrados em cicatrizes, gânglios autônomos (ou caixas de junção nervosa), órgãos internos e outros lugares.

É um tratamento médico extremamente seguro. Os anestésicos mais comumente usados (procaína e lidocaína) raramente causam reações alérgicas.

É mais conhecida no tratamento de dores, mas também é usada para qualquer condição em que o sistema nervoso autônomo, regulador das funções automáticas do corpo, esteja envolvido, tal como: asma, enxaquecas, sinusites, problemas articulares, problemas oculares, úlceras de pele, disfunção sexual , bexiga irritável, dentre outros.

CAMPOS DE INTERFERÊNCIA

Os campos de interferência têm potenciais elétricos menores do que os tecidos circundantes. Correntes fluem de áreas de maior tensão para áreas de menor tensão e parecem enviar sinais confusos para o sistema nervoso do corpo. O corpo as vezes reage de forma inadequada, resultando em dor crônica e / ou doença.
Campos de interferência podem ser encontrados em várias partes do corpo. Muitas vezes, eles estâoo longe da parte do corpo onde você sente os sintomas. Por exemplo, uma cicatriz de apêndice pode causar enxaqueca, ou uma cicatriz de extração de dente pode causar dor lombar crônica.

COMO FUNCIONA A TERAPIA NEURAL?

Os tecidos nos quais os campos interferentes são encontrados podem se mostrar com potencial de repouso anormal da membrana celular. Isso cria instabilidade eletrofisiolégica e sinais aferentes anormais que, por sua vez, desencadeiam respostas anormais do sistema nervoso autônomo. A procaína tem um efeito estabilizador da membrana. Ao restaurar o potencial da membrana celular para o normal por um curto período de tempo, o metabolismo celular melhora, um ambiente local mais saudável, criado e o sistema estabiliza.

CURIOSIDADE

A Terapia Neural foi desenvolvida por dois irmãos alemães médicos, Walter e Ferdinand Huneke, nos anos 20 do século XX. Eles descobriram acidentalmente que a procaína “um anestésico local“ quando injetado em certos pontos, pode aliviar a dor em áreas afastadas do local da injeção. Os irmãos chamavam esses pontos de campos interferentes. A terapia neural é o tratamento da dor e de outras doenças encontrando e tratando os campos interferentes.

DR. JOEL ALVES

Doutorado e Mestrado em Periodontia pela Faculdade de odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Mestrado em Terapia Neural Médica e Odontológica pela Universidade de Barcelona - Espanha.
Terapia Neural pelo Instituto Brasileiro de Terapia Neural.
Residência em implantodontia pelo Instituto Brasileiro de Implantodontia.
Pós-graduação em Radiologia Odontológica pela Pontifícia Universidade Católica.
Graduado em Odontologia pela FO/UERJ.
Membro da Academia Brasileira de Odontologia Militar (cadeira n° 8).
Atuou como oficial do Exército Brasileiro por 27 anos onde coordenou vários cursos de pós-graduação nas áreas de Periodontia, Implantodontia e Odontologia Hospitalar.
Coordenador do Curso de Especialização em Periodontia pela UNIG-Centro, no Rio de Janeiro.
Passou os últimos seis anos de sua carreira demonstrando o seu trabalho na Terapia Neural Odontolégica, na Periodontia, na Odontologia Hospitalar e na Estética Orofacial: no Brasil, em Portugal, na Espanha, no Chile, no México, no Peru, na Argentina e no Uruguai.