(21) 2416-0909     (21) 99221-4519
De segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00

PODOPATIAS (Doenças nos pés)

anidrose

ANIDROSE
É uma condição caracterizada pela ausência ou redução do suor, podendo ser tanto localizada como generalizada. O suor, apesar de incômodo, é muito importante para o corpo humano, pois ajuda a regular a temperatura evitando o desequilí­brio do organismo como um todo.

 

 

 

CALOSIDADE
Para formação de calos sempre existe um causa, podendo ser de sapatos deformados, apertados, bico fino e/ou salto alto. Com a pressão ou atrito sobre um ponto da pele, ocorre uma isquemia do tecido, gerando uma bolsa serosa superficial ou profunda que pressiona o nervo ocorrendo dor e infecção.

 

 

 

HIPERIDROSE
Os portadores de Hiperidrose Plantar (pés) se queixam de umidade exagerada, facilidade para adquirir micoses (frieiras) e sensação de que os pés escorregam por dentro do sapato. Por haver um aumento do número de bactérias em regiões úmidas do corpo, a Hiperidrose pode estar associada com um aumento de odor, embora não seja a responsável direta por este tipo de problema.

 

 

ONICOFOSE
É uma calosidade que surge no canto do dedo e embaixo da unha. é um excesso de pele que muitas vezes pode ser confundido com unha encravada. Ocorre como uma resposta da pele a um atrito intenso. A fricção comprime um ponto do sulco contra a unha e, devido à  pressão, há o surgimento do calo.

 

 

 

ONICOCRIPTOSE
É o nome cientifico utilizado para unha encravada, no grego onico significa unha e cripta o que penetra, assim onicocriptose é a unha que penetra na pele.

 

 

 

 

ONICOGRIFOSE
É uma distrofia que leva ao espessamento de uma ou mais unhas, ocorrendo com mais frequência no hálux (dedão). A unha adquire uma pigmentação mais escura e se adere ao leito ungueal. Observado principalmente em idosos, mas também pode ocorrer em consequência de traumas e alterações biomecânicas dos pés.

 

 

ONICÓLISE
É a desagregação do corpo da unha em sua porção distal do leito ungueal. Pode ser o reflexo de uma podopatia local ou uma doença sistêmica, podendo acarretar a queda temporal de todas as unhas.

 

 

 

ONICOMICOSE
Definida como infecção fúngica no corpo da unha, representa 20% das doenças das unhas e é uma das mais frequentes causas de onicopatias . Existe uma diversidade de formas clí­nicas de onicomicoses e agentes etiológicos que podem ser fungos dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatofóticos.

 

 

ONICOMICOSE
Definida como infecção fúngica no corpo da unha, representa 20% das doenças das unhas e é uma das mais frequentes causas de onicopatias . Existe uma diversidade de formas clí­nicas de onicomicoses e agentes etiológicos que podem ser fungos dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatofóticos.

 

 

LEUCONÍQUIAS
Também conhecida como unhas brancas ou manchas lícteas, é um termo médico para a descoloração branca nas unhas. Normalmente, a leuconí­quia é benigna, embora que em algumas outras circunstâncias poderá indicar alguma doença.

 

 

 

PARONÍQUIAS

Popularmente conhecida como unheiro, é uma infecção da pele localizada ao redor da unha da mão ou do pão, pode ser dividida em aguda e crônica. Uma paroní­quia aguda é causada tipicamente por uma infecção por bactérias que invadem a pele onde há um ferimento.

 

 

RACHADURA
O processo que leva aos pés rachados, acontece porque a epiderme (a parte da pele que podemos ver) sofre com as agressões externas (atritos dos sapatos) ou falta de hidratação. Isso, a saber, resulta em uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose). Este engrossamento surge como uma resposta de defesa às agressões, formando os tão famosos calos ou hiperqueratoses, que podem ou não vir acompanhado de fissuras.

 

TINEA PEDIS
Conhecida popularmente como frieira ou pé de atleta, é uma micose de pele, infeção nos pés causada por fungo. É a patologia fúngica mais comum entre todas que acometem a pele.

 

 

 

TUNGÍASE (Bicho de Pé)
A tungí­ase, popularmente conhecida como bicho de pé, é uma doença causada pela Tunga penetrans, um tipo de pulga encontrada no solo, principalmente em pastos.

A lesão tem formato circular, é elevada e de cor amarelada, com ponto preto central. As áreas mais afetadas são os pés e é comum haver coceira. Pode ocorrer infecção secundária, com dor local e secreção purulenta.

 

VERRUGA
Proliferações benignas contagiosas que surgem a partir de uma infecção viral na epiderme ou na mucosa. As lesões são geralmente assintomáticas, porém algumas podem ser dolorosas.