(21) 2416-0909     (21) 99221-4519
De segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00

OZONIOTERAPIA NA ODONTOLOGIA

As novas estratégias terapêuticas para tratamento da infecção e inflamação devem levar em consideração não apenas o poder antimicrobiano das substâncias utilizadas, mas também a influência que esta exerce sobre os tecidos.

O ozônio é atualmente usado em muitos procedimentos odontológicos. Diversos estudos clí­nicos demonstram a potente ação antimicrobiana de amplo espectro do gás ozônio. O grande diferencial que o ozônio apresenta em relação a outros agentes antimicrobianos convencionais, é sua alta biocompatibilidade. Simplificadamente, significa que a Ozonioterapia possui compatibilidade com tecidos ou órgãos vivos, por não haver toxicidade, nocividade nem provocar rejeição imunológica, tem efeitos germicidas e ao mesmo tempo auxilia no processo de cicatrização.

Vejamos alguns exemplos de sua aplicabilidade na Odontologia:

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Tratamento realizado pela Clí­nica Cristal ( Dra Jaqueline M. Duarte) em paciente vitimado na face por disparo de arma de fogo:

Foi lesionado o nervo óptico, causando cegueira total do olho afetado e formação de cicatriz hipertrófica (queloide) na região da pálpebra, impedindo o movimento dos músculos periorbitários.

Durante 5 meses, faram aplicadas injeções subcutâneas de ozônio (semanalmente) e uso tópico de óleo ozonizado (diariamente).

Os resultados do tratamento superaram as expectativas iniciais. O paciente voltou a ter movimentos palpebrais e oculares contribuindo significativamente para adaptação da prótese.

CIRURGIA ODONTOLÓGICA

  • Além da atividade antimicrobiana, estudos comprovaram que a água ozonizada exerce efeitos inibidores sobre o sistema NF-kB, demonstrando a capacidade anti-inflamatória e imunomodulatória.
  • Auxílio no processo de reparação tecidual.
  • Água ozonizada é biocompatível e pode ser utilizada com segurança como um agente antimicrobiano.
  • A ozonioterapia auxilia na prevenção de infecções e inflamações em pacientes que realizam procedimentos odontolégicos. 


DENTÍSTICA

O ozônio é útil nos tratamentos devido a diferentes mecanismos de ação:

  • Atividade antimicrobiana de amplo espectro: É um potente agente antimicrobiano, promove a desinfecção da lesão, permitindo remineralização efetiva da dentina e esmalte afetados.
  • Oxidação das biomoléculas da placa bacteriana: diminuição da atividade ácida na placa bacteriana.
  • Oxidação de aminoácidos das lesões de cárie: possibilita a difusão de í­ons cálcio e fostato nas lesôes cariosas.
  • Esterilização de fissuras: induz a mineralização de sulcos e fissura prevenindo o potencial desenvolvimento de cáries.


ENDODONTIA

O ozônio é capaz de realizar a potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares. A água ozonizada é uma terapêutica que apresenta um forte apelo para o uso clínico como coadjuvante à terapia endodôntica, pois alia os requisitos essenciais para a prática terapêutica:

  • Potente ação antimicrobiana com biocompatibilidade
  • Responsável consequentemente pela promoção da bioestimulação
  • Aumento da oferta de oxigênio tecidual
  • Água ozonizada é biocompatá­vel e pode ser utilizada com segurança como um agente antimicrobiano.
  • A ozonioterapia auxilia na prevenção de infecções e inflamações em pacientes que realizam procedimentos odontológicos.